Otimização de Sites

O que é otimização de sites?

A otimização de sites é o processo de uso de experimentação controlada para melhorar a capacidade de um site de direcionar as metas de negócios. Para melhorar o desempenho de seus sites, os proprietários de sites implementam testes A / B para experimentar variações nas páginas de seus sites para determinar quais alterações resultarão em mais conversões (por exemplo, solicitações de demonstração, aumentos nos resultados de pesquisa orgânica, mais compras, redução tempo de atendimento ao cliente, etc.).

Como otimizar seu site passo a passo

A otimização do site segue os mesmos princípios usados na otimização da taxa de conversão e é baseada no método científico.

Determine o objetivo da otimização do seu site. Diferentes tipos de negócios terão objetivos diferentes para os quais você deseja otimizar. Por exemplo, se você administra um site de comércio eletrônico, gostaria de descobrir como aumentar as compras e os valores médios de pedidos (AOV) . Para fazer isso, o proprietário de um site conduzirá pesquisas quantitativas e qualitativas nas páginas-chave do site que afetam o objetivo final do site. Por exemplo, a página inicial costuma ser uma área valiosa para realizar testes A / B, já que grande parte do tráfego do site chega primeiro a essa página. É importante que os visitantes entendam imediatamente o que a empresa oferece e que possam encontrar o caminho para a segunda etapa (um clique).

Faça seus melhores palpites sobre como impactar seu objetivo. Depois de identificar a meta de nível superior para melhorar, você deve identificar os pontos de baixo desempenho em uma página da web e começar a formular uma hipótese de como esses elementos podem ser testados para melhorar as taxas de conversão .

Crie uma lista de variáveis que seu experimento irá testar. As alterações podem ser criadas em variações e executadas como experimentos em uma ferramenta de teste de divisão A / B.

Execute o experimento . Ao realizar o experimento, certifique-se de reunir dados suficientes para tornar suas conclusões estatisticamente significativas . Você não quer basear suas decisões de negócios em conjuntos de dados inconclusivos.

Meça os resultados , tire conclusões e repita. Os resultados de um experimento mostrarão se as mudanças no elemento do site produziram uma melhoria ou não. Uma variação vencedora pode se tornar a nova linha de base e testada iterativamente à medida que mais ideias para melhorias são geradas. Um teste perdedor ainda é uma oportunidade valiosa de aprendizado e pode fornecer orientação sobre o que tentar a seguir no processo de otimização.

A otimização de sites pode oferecer muitos benefícios mensuráveis para os negócios, se realizada corretamente. Em primeiro lugar, o processo de otimização do site determina a melhor versão dos elementos da página da web que ajudam os visitantes a atingir determinado objetivo. A otimização melhora a eficiência do site na conversão do tráfego de visitantes em assinantes de e-mail, leitores ou clientes pagantes. Por sua vez, a eficiência aprimorada leva a um maior ROI na aquisição de clientes e campanhas geradoras de tráfego, como pesquisas na web, Google AdWords, mídia social e marketing por e-mail.

Os objetivos da otimização de sites
Os objetivos de um site variam de acordo com o tipo de negócio, os clientes-alvo do negócio e a ação desejada desse público: uma compra, preenchimento de um formulário ou leitura de um artigo. A ação desejada de um visitante do site também pode ser conversões , ou o número de membros do público que concluem uma determinada ação.

Por exemplo:

Uma publicação online pratica a otimização de sites com o objetivo de conversão de aumentar o número de artigos lidos pelos visitantes.
Uma loja online otimiza seu site para incentivar a conclusão de checkouts e compras repetidas.
Uma empresa de software online otimiza seu site para melhorar a taxa em que os visitantes se inscrevem para (ou convertem para) uma avaliação gratuita do produto.
Uma seguradora otimiza seu site para capturar mais leads em potencial para vendas de cobertura de seguro.
Uma campanha de arrecadação de fundos otimiza seu formulário de doação para incentivar mais doações.
8 elementos de sites para otimizar
Dependendo do objetivo da empresa, a otimização do site pode incluir testes:

Um título ou mensagens-chave relacionadas à proposta de valor da empresa .
O uso de mídia visual, como fotografia ou vídeo.
O comprimento de um formulário, variando o número de campos obrigatórios ou a ordem de preenchimento.
A exibição proeminente de estudos de caso de clientes que descreve o sucesso deles usando seu produto ou serviço.
O estilo visual, o texto e o posicionamento de um botão ou link de call to action (CTA) .
A organização da navegação do site.
O posicionamento da funcionalidade de compartilhamento social.
A aparência e a organização da página da web para um visitante em um dispositivo móvel.
As páginas de destino para campanhas de marketing também costumam ser uma área de um site que pode ser otimizada, devido ao tráfego de alta qualidade que está sendo enviado para lá por anúncios, e-mail ou mídia social. Os proprietários de sites também podem realizar a otimização de sites em processos de várias páginas em seus sites, como uma inscrição de avaliação gratuita, um funil de checkout ou qualquer formulário de várias páginas.

Otimização de mecanismos de pesquisa vs. Otimização de sites (desambiguação)
A otimização de sites também é algumas vezes usada para descrever a prática de melhorar a descoberta de um site para mecanismos de pesquisa, com o objetivo final de melhorar a classificação dos resultados de pesquisa para os principais termos de pesquisa.

Os principais fatores de classificação a serem considerados ao fazer a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) incluem: alterar os títulos das páginas, diminuir as velocidades de carregamento da página, minimizar a experiência do usuário ruim, usar as palavras-chave certas e produzir conteúdo bem escrito.

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